Ribeirão Preto, Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Telefonia lidera queixas no Procon em 2009

Ranking tem a Telefônica de novo no primeiro posto de reclamações em Ribeirão Preto, seguida pela Sony Ericsson

Das 233 queixas contra a empresa de telefonia, 66 são referentes à revisão de faturas; em segundo lugar estão as cobranças indevidas

Fotos Márcia Ribeiro/ Folha Imagem
O aposentado José Martins, que reclamamde cobrança indevida

LEANDRO MARTINS
DA FOLHA RIBEIRÃO

A Telefônica voltou a liderar o ranking de reclamações de clientes no Procon de Ribeirão Preto no ano passado. Segundo dados do órgão de defesa do consumidor, a empresa de telefonia recebeu 233 reclamações em 2009, ante 207 no ano anterior -alta de 12,5%.
A empresa de telefonia mantém-se a número um da lista mesmo após ter anunciado investimentos em novos equipamentos, tecnologia e capacitação de equipes na área de atendimento ao consumidor.
No ranking de Ribeirão, a Telefônica também já havia ficado no primeiro lugar das reclamações de clientes em 2007, quando recebeu 136 queixas.
Das 233 reclamações feitas no ano passado, 66 envolvem revisão de faturas de pagamento. Também há queixas por cobrança indevida (23) e cancelamento do serviço de banda larga Speedy (22), entre outras reclamações.
Outra empresa de telefonia, a Embratel, na sexta posição, aparece entre as dez com mais queixas no ano passado.
Atrás da Telefônica, os lugares mais altos no ranking de reclamações ficaram com empresas de eletroeletrônicos ligados à telefonia, como Sony Ericsson, LG e Samsung.
De acordo com o coordenador do Procon, José Luiz Pontim, as reclamações contra as empresas de eletrônicos ocorrem principalmente por problemas que envolvem assistência técnica.
Já no caso da permanência de empresas de telefonia nos rankings de reclamações, a coordenadora da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci, disse que um dos motivos é a falta de ação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
"É uma situação recorrente, entra ano e passa ano esses rankings se mantêm dessa maneira. A Anatel precisa ser mais atuante, agir com rigor, para que isso mude", disse Dolci.
A Anatel informou, através da assessoria, que tem um canal para receber reclamações e que, quando as empresas não resolvem os problemas, são negativadas em cadastros mantidos pelo órgão regulador.
No ranking da Anatel de reclamações de empresas de telefonia fixa, com dados de novembro, a Telefônica aparece no segundo lugar de uma lista de nove operadoras -a Embratel é a quarta colocada.
Além das empresas da área de telefonia, a lista das campeãs de reclamações no Procon de Ribeirão também traz lojas de redes varejistas.
O Carrefour é uma delas e aparece na quinta posição, com 33 reclamações formalizadas. A situação da empresa é um pouco melhor do que no ano anterior, quando estava na segunda posição, com 45 queixas.
Segundo o Procon de Ribeirão, pouco mais da metade das queixas protocoladas no órgão são solucionadas pelas empresas -o resto vai para a Justiça.
O diretor da Adecon (Associação de Defesa do Consumidor), Luiz Alberto Mattos, disse que o percentual de solução poderia ser maior se houvesse mais fiscalização e aplicação de multas contra as empresas que descumprem o Código de Defesa do Consumidor.


Próximo Texto: Outro lado: Empresas dizem que investem para melhorar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.