Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp instala "fábrica" de ração animal no campus de Jaboticabal

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) inaugura hoje uma unidade de produção de ração para animais de estimação- cães e gatos- em Jaboticabal.
A fábrica, que funcionará na faculdade de veterinária, contou com recursos provenientes da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e de uma parceria com a Anfal-Pet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação).
De acordo com a assessoria da Anfal-Pet, a entidade investiu R$ 27,8 mil para instalar o equipamento de vapor que dará suporte às máquinas de ração.
"O acordo é que 40% do tempo seja investido na criação de novos produtos para lançamento no mercado -por empresas filiadas à Anfal-Pet- e 60% seja investido no ensino dos alunos e na produção de ração para o campus", disse a presidente da empresa, Sônia Háfez.
A máquina é a primeira instalada em uma universidade brasileira. Ela produz em menor escala e é própria para testes. São processados cerca de 300 kg de ração por hora, enquanto que nas máquinas convencionais a produção é de 6.000 a 8.000 kg.
"Para nós é vantajoso porque, nas empresas, as máquinas de grande escala estariam tendo que parar a produção para realizar testes", diz Sônia.
Já o restante dos equipamentos, que custaram cerca de US$ 100 mil, foram obtidos pela Unesp com o auxílio da Fapesp, segundo o professor Atushi Sugohara.
"Para a faculdade, o investimento vale a pena porque não tínhamos recursos para instalação. A verba da Fapesp foi apenas para aquisição das máquinas de preparo da ração, que serão utilizadas para o desenvolvimento de pesquisa na disciplina de processamento", afirmou Sugohara.


Texto Anterior: Diretoria Regional de Ensino veta plebiscito nas escolas de Ribeirão
Próximo Texto: Legislativo: Bancada governista "foge" e não aprova CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.