Ribeirão Preto, Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Geração de empregos desacelera em setembro

Redução na criação de novos postos nas dez maiores cidades foi de 60,9%

Desaceleração de novas vagas no comércio em Ribeirão e demissões no setor agrícola são algumas das causas

DE RIBEIRÃO PRETO

A geração de empregos na região de Ribeirão Preto desacelerou em setembro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Juntas, as dez cidades mais populosas da região criaram 2.099 vagas em setembro ante 5.366 em agosto, uma diminuição de 60,9%.
Se comparado com o mesmo período de 2009, a geração de empregos no total das dez localidades também foi inferior, alcançando a diferença de 55,9% (veja quadro nesta página).
Segundo os dados do Caged, a desaceleração foi ocasionada pelas demissões no cultivo da laranja em Araraquara e do café em Franca. Associado a isso, ocorreram menos contratações no comércio, em Ribeirão.
Em Araraquara, por exemplo, foram 3.586 demissões e 3.317 admissões -saldo negativo de 269 postos de trabalho. Franca, por sua vez, vinha registrando alta na geração de empregos acima de mil vagas, mas conseguiu apenas 577 em setembro.
Já em Ribeirão, a desaceleração foi sentida no comércio. Em agosto foram geradas 859 vagas, mas, em setembro, esse número caiu para 93 postos de trabalho. Os setores de serviços e da construção civil também tiveram redução.
O economista da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Fred Guimarães, afirmou que a desaceleração no emprego pode estar ligada a incertezas causadas, principalmente, pelo período eleitoral.
"A economia está forte, mas há esse sentimento que atrapalha", afirmou Guimarães. (VENCESLAU BORLINA FILHO)


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Sete jovens invadem pronto-socorro para agredir outro rapaz
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.