Ribeirão Preto, Sábado, 20 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

IBGE refaz coleta do Censo depois de suposta fraude

Funcionário teria inventado os dados sem visitar casas; instituto nega

Moradores confirmam à Folha que supervisores do Censo refizeram o trabalho em parte do Jardim Califórnia

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) teve de refazer a contagem do Censo 2010 em parte do Jardim Califórnia, na zona sul de Ribeirão, devido a uma suposta fraude cometida pelo recenseador na região.
Conforme denúncia recebida pela Folha, o funcionário do IBGE responsável pelo levantamento na área próxima à Faap teria inventado os dados sem visitar as casas, com base em nomes da lista telefônica.
Quando o IBGE constatou que havia problemas no recenseamento do Jardim Califórnia, enviou supervisores à região para refazer o trabalho. Isso aconteceu há aproximadamente 15 dias.
O coordenador do Censo em Ribeirão Preto, Rafael Carvalho, negou que tenha acontecido uma fraude na pesquisa. Segundo ele, ocorreu um "erro de conceito" do funcionário.
"Ele [o recenseador] incluiu moradores de algumas casas em outras. Foi um erro, como pode acontecer em qualquer trabalho, não uma fraude. E o problema já foi resolvido", disse.
De acordo com Carvalho, supervisores do recenseamento visitaram novamente os endereços onde supostamente aconteceu o "erro de conceito" para refazer as perguntas aos moradores.
A empresária Kátia Tanuri Moré, 46, afirmou, porém, que sua casa foi visitada apenas uma vez pelo Censo. "Faz mais ou menos 15 dias. O rapaz disse que era supervisor e que estava refazendo o trabalho."

VISITA
Tanuri disse ter certeza de que não houve uma visita anterior à do funcionário que se identificou como supervisor.
O aposentado Milton Scavazzini, 83, também disse ter sido visitado apenas uma vez. "Passaram aqui na rua em três pessoas. Um ficou fazendo as perguntas, os outros dois seguiram."
Outra moradora do bairro que não quis se identificar disse que recebeu o IBGE duas vezes. Na segunda visita, a pessoa apenas pediu para confirmar se o Censo já havia passado pelo local.
Carvalho disse que, com a correção realizada pelos supervisores, os números da população do Jardim Califórnia estão corretos. Segundo ele, se houver questionamento, o IBGE terá como comprovar os dados.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.