Ribeirão Preto, Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão vai coletar óleo para evitar as enchentes

Criar ação ambiental é uma das exigências da União para liberar verbas

Município quer apoio de entidades que hoje já recolhem o produto e gastará R$ 100 mil com campanhas educativas


JEAN DE SOUZA
DE RIBEIRÃO PRETO

Nem só das obras de alargamento dos canais sobrevive o plano antienchente de Ribeirão Preto. A prefeitura começa no próximo mês um projeto piloto para recolher o óleo de cozinha da cidade.
Despejado pelo ralo nas galerias de esgoto, esse óleo atrai e se mistura facilmente com outros resíduos e é um dos causadores de enchentes, segundo a assistente social da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública Maria Cláudia Moura Borges.
O plano de recolher o óleo se encaixa na contrapartida socioambiental obrigatória para obras que recebem recursos federais, caso da segunda etapa das obras, que estão sendo executadas no ribeirão Preto, no centro.
Segundo Borges, foi aberto edital para cadastrar empresas e entidades que coletam voluntariamente o óleo de cozinha na cidade.
Entre agosto e setembro, serão feitas reuniões com os cadastrados para avaliar a quantidade de produto que eles já recolhem para estimar o potencial do programa, que poderá se tornar uma política pública ou um projeto de lei.
Essa etapa inicial terá custo de cerca de R$ 100 mil, verba que será utilizada em campanhas para incentivar a doação de óleo e a participação de bares, lanchonetes e hotéis do centro no projeto, entre outras ações.


Texto Anterior: Mãe e filha grávida morrem em acidente em Bebedouro
Próximo Texto: USP lançará selo para óleo de restaurante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.