Ribeirão Preto, Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP lançará selo para óleo de restaurante

DE RIBEIRÃO PRETO

O Cata Óleo, programa da USP de Ribeirão pioneiro no país na coleta de óleo de cozinha, deve lançar nos próximos dois meses um selo para atestar a qualidade do óleo utilizado pelos restaurantes de Ribeirão.
De acordo com o coordenador do projeto, Miguel Dabdoub, vários estabelecimentos da cidade, entre eles as lanchonetes McDonald's e os restaurantes Tempero Brasileiro, já fornecem o óleo que utilizam para ser analisado e reciclado pelo projeto.
É uma troca: ao doarem o óleo da fritura, recebem uma certificação de qualidade da USP, diz ele.
A emissão do selo irá representar um avanço sobre esse modelo de emissão de certificados e deve servir de referência para todo o país, de acordo com o professor.
"O programa não é só ambiental, mas também de saúde pública. Esse óleo, se não for reutilizado, se degrada e gera gordura trans."
Segundo Dabdoub, o Cata Óleo está presente hoje em 25 cidades do Estado, entre elas São Carlos, Araraquara e a capital paulista.
O projeto começou em 2001 e, segundo o docente, coleta cerca de 100 mil litros de óleo ao mês só no interior paulista. O material é usado na produção de biodiesel.


Texto Anterior: Ribeirão vai coletar óleo para evitar as enchentes
Próximo Texto: Franca quer demolir túmulos abandonados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.