Ribeirão Preto, Domingo, 21 de Agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jovens de Ribeirão aquecem mercado de luxo da capital

Na Daslu, o interior paulista como um todo representa de 20% a 25% dos clientes da loja -5% só de Ribeirão

Já no Cidade Jardim, outro centro de compras da moda em SP, o valor gasto por cliente em um só dia é de R$ 2.800


Marisa Cauduro/Folhapress
Anna Cândida Botelho, de Ribeirão Preto, durante compras que fez na Daslu, em São Paulo

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Desde pequena, a universitária Anna Cândida Botelho do Amaral, 21, acostumou-se a fazer compras todo fim de semana, com a mãe ou com amigas, na Daslu, loja ícone da moda de luxo na capital.
Além de roupas, sapatos e bolsas, ela gosta de usufruir dos serviços de ponta dentro da própria Daslu, como restaurante e cabeleireiro.
Ao menos três vezes por mês, a estudante Natália Maritan Savegnago, 23, busca nas lojas da rua Oscar Freire e do Shopping Cidade Jardim suas marcas preferidas, entre elas Louis Vuitton e Prada.
Seriam duas típicas jovens da elite paulistana, não fosse um ponto em comum: Anna e Natália saem de Ribeirão Preto para aquecer as vendas do mercado da moda de luxo na capital.
As jovens de classe alta do interior paulista têm se destacado entre os clientes do segmento em São Paulo.
O setor confirma a tendência de crescimento desse público, principalmente nos últimos cinco anos.
Na Daslu, o interior paulista como um todo já representa de 20% a 25% dos clientes da loja. Dessa porção, Ribeirão representa 5%. E desse público, ao menos metade é de mulheres jovens -de até 30 anos-, mas com participação de adolescentes.
Segundo Patrícia Cavalcanti, diretora de marketing da Daslu, são jovens que cresceram vendo as mães comprando na loja e se acostumaram com as marcas e tipos de produtos que encontram em São Paulo.
"É uma geração muito antenada. E é da curiosidade do jovem sair do seu mundinho, em sua cidade, e ir atrás de novidades", disse.
Natália confirma a percepção de que as jovens estão cada vez mais presentes no circuito da moda paulistana.
"Há cinco anos, eu via mais pessoas mais velhas que eram do interior. Agora é comum eu encontrar amigas da minha idade."

TURISTAS DA MODA
Outras jovens como Natália não buscam só a capital atrás de seus produtos prediletos. Algumas delas vão até o exterior durante as férias -elas citam entre os destinos, por exemplo, Nova York, Paris e Londres- atrás, principalmente, de bolsas.
As lojas da Oscar Freire também contam com jovens do interior entre suas clientes, segundo Rosangela Lyra, presidente da Associação dos Lojistas da Oscar Freire e representante da Dior no Brasil.
"Dobrou o movimento de turistas brasileiros do ano passado para cá, principalmente durante as férias. E pelo menos metade é do interior", afirmou.
Entre as vantagens do cliente do interior em relação aos demais brasileiros, segundo Rosangela, é a proximidade física. "Pode vir de carro, não vive o estresse de aeroporto. E o interior tem um alto poder aquisitivo."
Outra meca procurada pelas clientes do interior é o Shopping Cidade Jardim.
Com a oferta de 180 lojas, destaca-se pelo alto poder de compras de seus clientes.
Lá, o ticket médio -valor gasto por cliente- é de R$ 2.800 em um só dia.

EXPANSÃO DO LUXO
De acordo com o diretor do programa de gestão de luxo da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), Silvio Passarelli, a demanda por produtos de luxo passou a se tornar interessante não só para carros, mas para itens pessoais.
Outra razão é a forte campanha na mídia. "Onze anos atrás, era difícil ler uma notícia sobre o mercado de luxo. Hoje, você vê toda semana."


Próximo Texto: Lorella, 17, frequenta a Daslu desde os oito anos com a mãe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.