Ribeirão Preto, Sexta-feira, 23 de Abril de 2010

Texto Anterior | Índice

foco

Cadeia do Guanabara enviará 150 presos para o CDP que inaugura hoje

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Cadeia Pública do Guanabara, em Franca, a maior do Estado, deverá transferir cerca de 150 presos para o CDP (Centro de Detenção Provisória) da cidade. O novo prédio, que custou R$ 29 milhões, será inaugurado na manhã de hoje.
De acordo com o diretor da cadeia, Eduardo Lopes Bonfim, as transferências para o novo CDP devem ocorrer a partir do próximo dia 3.
O delegado afirmou que, nos últimos dez dias, já foram transferidos 70 detentos para outras unidades prisionais da região, em Ribeirão Preto, Araraquara e Serra Azul.
A cadeia do Guanabara, que tem capacidade para 216 presos e até ontem abrigava 229, vai passar a receber somente presos temporários e por falta de pagamento de pensão alimentícia. Atualmente, o local tem 25 presos nessa situação.
Outros 30 condenados de regime semiaberto vão permanecer na cadeia, que fica instalada no meio do bairro Jardim Guanabara e é cercado por residências.
Bonfim afirmou ainda que está prevista uma reforma do prédio, que enfrentou problemas ao longo dos últimos anos.
A unidade de Franca passou por picos de superlotação e rebeliões. Chegou a abrigar, em abril de 2008, 500 presos. Depois da obra, a cadeia pode se tornar uma prisão feminina -estudos estão sendo feitos e ainda não há uma definição.
Idealizado há cinco anos pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), o CDP de Franca sofreu atrasos por causa de falta de licenças, principalmente ambientais, até ser inaugurado hoje, com atraso de ao menos um ano em seu cronograma. (LEONARDO LÉLLIS)


Texto Anterior: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.