Ribeirão Preto, Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inverno é o mais chuvoso da década em Ribeirão Preto

Total de chuvas atinge 240,3 mm, ante os 137,8 mm registrados em 2001

DA FOLHA RIBEIRÃO

Há pelo menos dez anos o ribeirão-pretano não via tanta chuva no inverno. Entre 21 de junho e ontem, a soma das chuvas atingiu 240,3 milímetros na cidade, o que equivale a três vezes o total do ano passado e é recorde da década.
Segundo a Defesa Civil do Estado, que tem dados disponíveis mensalmente a partir de 2000, o mês de agosto teve fortes chuvas e ultrapassou o volume médio do período: foram 114,7 mm, ante 21,8 mm da média histórica. O recorde anterior era de 2001, com 137,8 mm.
Para a meteorologista Fabiana Victória Weykamp, do Climatempo, o inverno chuvoso foi atípico por causa do El Niño. "É o aquecimento das águas do Pacífico, que influencia diretamente na circulação atmosférica e nas chuvas."
A primavera, que começou às 18h18 de ontem, será marcada por elevadas temperaturas, que devem superar índices de anos anteriores, segundo o Climatempo. As chuvas serão regulares, comuns à época, exceto em outubro, quando o volume deve ser menor. Em dezembro, o índice de chuva deve novamente extrapolar a média do período, como em agosto.
Hoje, as chuvas continuam e há risco de temporal entre o fim da tarde e o começo da noite. "Além da área de instabilidade que persiste, haverá a chegada de uma frente fria à região, o que deve ocasionar chuvas intensas como a de ontem [segunda], com rajadas de vento", disse a meteorologista. A temperatura deve variar entre 20C e 27C. Na sexta, o sol volta, com o calor. A máxima deve chegar a 29C.


Texto Anterior: Depois de 17 horas, corpo de menina de 3 anos é achado
Próximo Texto: Cidade é 2ª com mais baixa umidade em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.