Ribeirão Preto, Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eletroeletrônicos lideram ranking de queixas no Procon

As quatro primeiras posições na lista referente a 2010 em Ribeirão são ocupadas por empresas do setor

Reclamações mais frequentes envolvem problemas de garantia dos produtos e falhas de assistências técnicas


ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Quatro empresas do setor de eletroeletrônicos lideram o ranking do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Ribeirão de reclamações em 2010.
A líder de queixas na cidade foi a Samsung, com 97 processos iniciados por clientes no órgão durante todo o ano passado. É mais que o dobro das reclamações registradas no ano anterior, quando a empresa figurou em quarto lugar.
Segunda colocada no ranking, a LG gerou 58 processos. A terceira e a quarta posições na lista são a Positivo Informática e a Mabe Eletrodomésticos, respectivamente.
O chefe do Procon em Ribeirão, José Luiz Pontim, afirmou que as queixas mais frequentes envolvem problemas de garantia dos produtos e falhas das assistências técnicas das empresas.
Ainda de acordo com Pontim, dos 1.003 clientes que registraram reclamações em 2010, "mais da metade" foi atendida pelas empresas. "Os casos em que isso não ocorre são encaminhados para o Judiciário", afirmou.
O comerciante Márcio Luiz Silva de Marchi, 37, procurou o serviço de defesa do consumidor ontem à tarde, porque comprou uma geladeira da GE e teve problemas com a assistência técnica da fabricante, a Mabe.
"Isso é um absurdo. Eu poderia estar trabalhando, mas em pleno horário de expediente tenho de ficar correndo atrás disso e tendo dor de cabeça", disse. As líderes de reclamações dizem aperfeiçoar os serviços aos clientes.
Líder disparada de reclamações desde 2007, a Telefônica deixou o ranking em 2010. Para o chefe do Procon, isso foi resultado de uma intervenção da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 2009.
O principal alvo das reclamações era o Speedy. Em nota, a Telefônica afirmou que reduziu 70,6% o número de queixas em relação a 2009 e que isso deve-se a investimentos na prestação de serviços e no atendimento.


Próximo Texto: Outro lado: Empresa diz agir para melhorar o serviço prestado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.