Ribeirão Preto, Quarta, 24 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lotação ameaça Vila Branca

da Folha Ribeirão

A Cadeia de Vila Branca bateu recorde de superlotação neste mês, chegando a ter cerca de 700 detentos. O prédio tem capacidade para receber 190 presos.
Segundo a Polícia Civil, que administra a cadeia, o número excessivo de presos aumenta os riscos de motins e de fugas.
No ano passado, de acordo com a direção da cadeia, houve dez tentativas de fuga -a maioria por meio de túneis.
Um preso morreu baleado em 98 quando tentava escapar da prisão.
A Cadeia de Vila Branca recebe em média sete pessoas por dia, durante a semana, e quase o dobro disso aos sábados e domingos.
A Secretaria da Administração Penitenciária informou que tem tentado amenizar a situação da cadeia, transferindo presos para outras unidades, principalmente à Casa de Detenção de São Paulo.
"Com a entrega das penitenciárias de Martinópolis e Casa Branca, tentaremos amenizar a situação em Ribeirão", disse o secretário Benedito Azevedo Marques.

Situação
A população carcerária nas 47 cidades da região de Ribeirão Preto, segundo a Polícia Civil, é 75% maior que a capacidade projetada.
A estimativa abrange as regiões de Franca, Araraquara, São Carlos, Barretos e Bebedouro.
O levantamento aponta que as cadeias de Ribeirão, Monte Alto, Sertãozinho e São Carlos são as que estão em piores condições -com três vezes mais presos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.