Ribeirão Preto, Domingo, 24 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Mesmo os judeus e os muçulmanos, que não festejam o Natal, estão tendo ou ainda vão ter celebrações em dezembro
Religiões têm comemorações este mês

MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE INTERINO DA FOLHA RIBEIRÃO

Mesmo com as diferenças que as caracterizam, as principais religiões existentes vão terminar o ano 2000 com um ponto em comum: as comemorações.
Muçulmanos e judeus, que não celebram o Natal, tiveram na última semana ou terão até o final do mês motivos para festividades.
No catolicismo, o diferencial para hoje -véspera da comemoração do nascimento de Cristo- é a celebração da tradicional "Missa do Galo", às 20h, na Catedral Metropolitana de Ribeirão. Entre hoje e amanhã, serão oito missas (leia texto nesta página).
A comunidade judaica -que não celebra o Natal e pretende construir uma sinagoga na cidade-, está comemorando este mês o Chanuchah (pronuncia-se ranurrá) e a inauguração da nova sede da Sirp (Sociedade Israelita de Ribeirão Preto), que ocorreu na semana passada e contou com a presença do cônsul de Israel em São Paulo.
Outra comunidade -que vive em conflito com os judeus-, a árabe, também passa por comemorações neste mês do Ramadã, a mais importante celebração da religião muçulmana.
Entre as comunidades evangélicas, as formas de festejar o nascimento de Cristo são variadas.
Há, ainda, uma comunidade em Altinópolis -a Unipaz-, que busca equilibrar corpo e mente por meio da formação holística, em estudos que duram pelo menos três anos e utilizam o bosque da cidade como cenário.


Texto Anterior: Natal com fome: Desfavorecidos ficam de fora de festas
Próximo Texto: Igreja Católica amplia celebrações na catedral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.