Ribeirão Preto, Domingo, 24 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evangélicos comemoram o Natal e vêem Papai Noel de formas variadas

DA FOLHA RIBEIRÃO

Os grupos cristãos evangélicos variam muito quanto à maneira de entender e vivenciar o Natal.
Para o pastor Anézio Massuia, presidente do Conselho de Pastores de Ribeirão Preto, existem pelo menos quatro atitudes diferentes quanto ao Natal.
A maioria dos evangélicos aproveita a data como um feriado qualquer. "É a parte que aproveita a data para estar com a família, para curtir os seus queridos. Trocam presentes, riem, festejam, viajam. Lembram do nascimento de Cristo, mas não se ligam muito a Papai Noel e tantos adereços que foram anexados ao Natal."
Uma outra parte vê o Natal com indiferença. "Eles vêem apenas uma data comercial. Entendem que todo dia é dia do nascimento do Senhor Jesus, isto no coração de quem nele crê."
Um terceiro grupo não só não acredita como condena o feriado, se baseando em pesquisas históricas que demonstram que o Natal jamais poderia ser nesta época do ano.
"Eles entendem que foi uma criação do imperador Constantino, mais de três séculos após o primeiro Natal. Entendem ainda que é uma festa pagã que apenas mudou de nome, pois este dia era dedicado ao Deus Sol. Fazem questão de presentear os filhos e queridos em outra data."
O grupo que repudia o Natal chega a condenar o Papai Noel. "Acreditam que é a própria imagem do mal, do engano e do consumismo infrutífero."
Massuia diz que existe quem comemora o feriado normalmente. "Gastam o mais que podem para enfeitar suas casas, jardins, escritórios e até veículos. Papai Noel, pinheirinhos, luzes piscando, estrelinhas, sininhos, brinquedos natalinos eletrônicos estão por todo lado. Sua área emocional fica alterada, é o espírito do Natal que está no ar."


Texto Anterior: Árabes têm o Ramadã, o mês sagrado
Próximo Texto: Unipaz de Altinópolis forma alunos com capacitação holística
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.