Ribeirão Preto, Domingo, 24 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unipaz de Altinópolis forma alunos com capacitação holística

DA FOLHA RIBEIRÃO

O equilíbrio perfeito da mente e do corpo por meio da formação holística é o que proporciona a Unipaz, de Altinópolis. Em três anos, são formados alunos com capacitação holística básica.
O curso é dado em 22 seminários, em que a pessoa estuda e também participa de vivências num bosque da cidade.
De acordo com o responsável pela universidade e prefeito eleito da cidade, Marco Ernani Hyssa Luiz (PMDB), a proposta do estabelecimento é a busca pela paz.
"A paz é encontrada pelo equilíbrio, resgatando a harmonia da pessoa", afirmou.
O prefeito eleito afirma que a holística pode resgatar a vocação do ser humano e seu prazer pela vida. "Quando conseguimos equilibrar corpo, pensamentos e emoções, podemos levantar a pessoa e fazer com que ela saia do desânimo. Esse estresse nada mais é que desequilíbrio."
No curso, são trabalhadas quatro áreas do conhecimento: ciência, filosofia, artes e tradições (espirituais). "Trabalhando essas áreas do conhecimento e o equilíbrio interior, chegamos à paz, que é um estado de espírito."
Uma das práticas adotadas pelo curso de holística é a meditação que, segundo Hyssa Luiz, é uma capacidade do ser humano.
"Muitas pessoas confundem a holística com práticas religiosas. Nós queremos que a pessoa seja religiosa, mas no nosso ensino. A pessoa segue o caminho que acredita ser melhor. Ensinamos que Deus está em nós."
Hyssa Luiz se formou pela Unipaz de Campinas e foi o fundador em Altinópolis. Existem também filiais em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
A primeira foi fundada pelo francês Pierre Weil, em Brasília. No exterior, existem em Israel, Argentina, França e Portugal.



Texto Anterior: Evangélicos comemoram o Natal e vêem Papai Noel de formas variadas
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.