Ribeirão Preto, Sábado, 25 de Julho de 2009

Próximo Texto | Índice

Ribeirão investiga 1ª morte suspeita

Aposentada de 69 anos morreu após passar três dias internada; resultado do exame sai em até 30 dias

Márcia Ribeiro/Folha Imagem
Com vários sintomas de gripe, pacientes aguardam atendimento
na Unidade Básica de Saúde da Vila Virgínia, em Ribeirão Preto


VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

LIGIA SOTRATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto investiga a primeira morte por suspeita de gripe suína na cidade. Maria Aparecida Rebello de Souza, 69, aposentada, foi enterrada ontem, depois de permanecer três dias internada no hospital São Francisco com sintomas de doença respiratória grave.
Foi coletado material para exame da idosa. A expectativa é que o resultado seja divulgado em até 30 dias.
Segundo Elisabete Paganini, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Souza morava na casa de repouso onde está sendo investigada a suspeita de um surto de gripe.
Um surto já foi confirmado anteontem na instituição filantrópica Cantinho do Céu, que atende pessoas com deficiência mental. Uma empresa está sob suspeita de surto de gripe, não necessariamente a suína.
Nos três locais, foi coletado material para a realização do exame que detecta o vírus influenza A, cuja mutação causa a gripe suína.
Em entrevista à Folha, familiares da aposentada enterrada ontem afirmaram que ela tinha a saúde debilitada, mas que a internação e sua piora rápida pegou a todos de surpresa. Apesar disso, nenhum dos parentes disse estar com medo da nova gripe.
Maria Helena Rebello Lombardi, 57, irmã da aposentada, reclamou da falta de isolamento da pacientes no hospital São Francisco. Segundo Maria Helena, na quarta-feira, ela teve acesso normal ao quarto da irmã, que só foi isolada em quarto especial anteontem.
Em nota, o hospital informou que a aposentada foi internada na última terça-feira e que somente na quarta-feira começou a apresentar sintomas de doença respiratória aguda grave. Foi quando o hospital passou a seguir as recomendações da Vigilância Epidemiológica para casos suspeitos da nova gripe.
Carla Palhares, secretária da Saúde de Ribeirão, disse ontem que nenhuma medida nova será adotada em decorrência da morte por suspeita de gripe suína. "As recomendações continuam sendo as mesmas. As pessoas devem evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e, se tiverem sintomas [febre de 37,5C e tosse] devem procurar um médico."

Novo caso
A cidade teve mais um caso confirmado da nova gripe ontem. Trata-se de um homem, de 25 anos, que chegou da Argentina no último dia 7 e, quatro dias depois, começou a apresentar sintomas da doença, como febre alta, tosse e dores no tórax. Ele está tratando em casa de uma pneumonia.
Com isso, subiu para 15 o total de casos de gripe suína em Ribeirão. Há ainda dez pessoas com suspeita da doença, das quais duas (mãe e filho) estão internadas em UTIs.


Próximo Texto: HC de Ribeirão orienta pacientes com gripe a remarcar consultas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.