Ribeirão Preto, Domingo, 26 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barretos escala seleção Copa de Rodeio

Cinco peões vão disputar título mundial com outras quatro equipes na festa que começa em agosto

MARCELO TOLEDO
ENVIADO ESPECIAL A BARRETOS

A organização da 54ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos divulgou na última sexta-feira a escalação da equipe que representará o Brasil na Copa do Mundo de Rodeio, que acontece pela primeira vez no país neste ano. Foi anunciada também a premiação da competição, mas permanece indefinida a realização do Barretos International Rodeo, que era a principal atração do evento.
A Copa do Mundo, que reunirá peões de Brasil, EUA, Austrália, México e Canadá, será disputada entre os dias 28 e 30 de agosto, no segundo final de semana da festa, data em que normalmente ocorre o rodeio internacional. Por isso, o clube Os Independentes, que organiza a festa, ainda discute se vai manter disputa tradicional.
Na coletiva de apresentação do evento, o diretor de rodeio da entidade, Emílio Carlos dos Santos, o Cacá, chegou a dizer que a prioridade será a Copa do Mundo e que, por isso, o campeão do Barretos International Rodeo será conhecido no dia 27, quando termina a disputa de uma etapa do circuito da Liga Nacional de Rodeio.
O dia, uma quinta-feira, historicamente recebe a abertura da disputa internacional com peões estrangeiros.
Já o presidente de Os Independentes, Jerônimo Muzetti, disse que sua intenção é dar o título ao peão mais bem colocado na Copa do Mundo. "As notas individuais seriam somadas e, ao final da Copa do Mundo, o mais bem pontuado levaria o título. Mas ainda vamos definir isso", afirmou Muzetti.
Uma outra possibilidade discutida internamente, segundo a Folha apurou, é não dar o título a nenhum peão, mas a proposta foi recebida com reservas por membros da organização da festa.
Independentemente da decisão, a maior atração prevista para este ano é a Copa, que terá os peões Guilherme Marchi, Robson Palermo, Valdiron de Oliveira, Renato Nunes e Juarez Terra representando o Brasil. Dos cinco, os quatro primeiros disputam as etapas da PBR (Professional Bull Riders), o principal circuito mundial disputado nos EUA.
O técnico da equipe brasileira será o tricampeão mundial Adriano Moraes, que nunca venceu o rodeio de Barretos. "Isso [o fato de não ter vencido em Barretos] vai me seguir o resto da vida. Agora tenho minha chance de ser, como técnico", disse.
A disputa entre os cinco países ocorre pela terceira vez. Na primeira, em 2007, na Austrália, o Brasil venceu. No ano passado, no México, a vitória foi do time dos EUA. Diferentemente do que ocorre com as provas tradicionais, na Copa os touros são sorteados por país e os técnicos escolhem quais peões irão montá-los.
Para Moraes, o Brasil tem condições de ser novamente campeão. "Os peões são muito bons e o Juarez, que é o único que participa de rodeios no país, conhece bem a boiada e será muito importante", disse.
Juarez, aliás, é a única alteração na equipe em relação à que disputou a competição no ano passado. Ele entrou no lugar do próprio tricampeão mundial, que se aposentou em novembro, na última etapa da PBR, em Las Vegas (EUA).
O prêmio ao país vencedor da Copa do Mundo será de US$ 100 mil (R$ 189,7 mil, ao câmbio de ontem). A 54ª Festa do Peão de Boiadeiro será realizada de 20 a 30 de agosto no Parque do Peão. Além da Copa, outro grande atrativo deste ano é o show de Roberto Carlos, que completa 50 anos de carreira.


Texto Anterior: Foco: Funerária adota uso de máscara para proteger funcionários e clientes
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.