Ribeirão Preto, Domingo, 27 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Representante comercial constrói casa de 42 m2 só com materiais reciclados

DE RIBEIRÃO PRETO

Madeiras antigas, máquina de costura e até dormente de trilho de trem. O representante comercial João Rincha Filho, 55, reuniu esses e outros materiais tidos como "sem uso" para fazer a casa que, carinhosamente, apelidou de "ranchinho".
Anexa ao terreno onde está a sua residência, Rincha Filho resolver fazer um espaço rústico e personalizado.
A casa, de 42 metros quadrados com "tudo que é necessário", custou R$ 22 mil.
"Esse projeto foi amor à primeira vista. É um sonho que conquistei", afirmou.
Toda composta por madeira e tijolos aparentes, a casa tem cozinha, quarto, lavanderia, mezanino e até banheira de hidromassagem.
"Teve material que peguei de obra velha, de desmanche, e outros que comprei. É muito confortável e ficou um lugar bem personalizado."
Entre as composições "remodeladas" está um lavatório feito com uma antiga máquina de costura. Cacos de tijolos também foram utilizados para desenhos nas paredes e os batentes vieram de madeiras antigas.
Embora a matéria-prima pareça simples, a articulação entre os materiais depende de mão de obra especializada e cuidadosa.
"Tem que ser pedreiro que entende. Para isso, a orientação e a equipe do arquiteto foram fundamentais", conta.
A casa foi erguida há quatro anos e, desde então, Rincha disse que fez poucas alterações. "Não tem o que mexer. Foi feita do meu jeito e é muito funcional."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Análise: Descarte irregular de resíduo leva à degradação ambiental
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.