Ribeirão Preto, Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manobra petista tenta garantir mais cargos para aliados em Ribeirão

DA FOLHA RIBEIRÃO

Uma manobra petista na Câmara de Ribeirão, na semana passada, tentou garantir mais cargos para os aliados na próxima administração.
O vereador José Alfredo Carvalho (PT) apresentou um substitutivo e eliminou a obrigação de serem nomeados apenas funcionários de carreira para cargos até o terceiro escalão.
O substitutivo foi apresentado a um projeto do atual prefeito, Luiz Roberto Jábali (PSDB), que transformava os chefes de Governo e da Casa Civil em secretários.
A alteração dos nomes dos cargos, de acordo com Jábali, foi pedido pelo prefeito eleito, Antonio Palocci Filho (PT), para que ele pudesse nomear um vereador.
O prefeito eleito confirmou ontem, por meio de sua assessoria, que pediu a Jábali para mudar a nomenclatura dos cargos.
O projeto com a alteração proposta por Carvalho foi aprovado pelos vereadores, com os votos contrários dos tucanos José Carlos Porto e Silvana Rezende e a abstenção de Dárcy Vera (PFL).
Jábali sancionou o projeto na sexta-feira, mas vetou a alteração do vereador. "Foi falta de ética dele mexer em um projeto que foi pedido pelo seu próprio partido", disse o prefeito.
Um dos problemas do prefeito eleito na montagem de seu governo é a falta de cargos.
Em sua primeira administração, Palocci tinha cerca de 500 cargos de confiança de livre nomeação. Com a reforma administrativa implantada por Jábali, esse número caiu para cerca de 400, mas deixando somente 150 (de primeiro e segundo escalões e assessorias das secretarias) para serem ocupados por funcionários que não fazem parte do quadro da prefeitura. A proposta vetada visava passar cargos para livre nomeação.
O veto ainda pode ser derrubado pela Câmara, que tem sessão marcada para fevereiro, caso não haja convocação extraordinária.
Carvalho disse que apresentou a alteração porque a limitação para funcionários de carreira é inconstitucional. Ele garantiu que Palocci não pediu a alteração. "Eu fiz porque achava que cabia."


Texto Anterior: Política: Prefeita de Jaboticabal troca 6 secretários
Próximo Texto: Alteração no nome de cargo ajuda vereador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.