Ribeirão Preto, Sábado, 28 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de laranja cai 14% na região de Ribeirão

DA FOLHA RIBEIRÃO

A produção de laranja na região de Ribeirão Preto sofreu um tombo de 14% entre novembro de 2007 e novembro do ano passado, de acordo com o levantamento do IEA.
No ano passado, a região de Ribeirão produziu 118,8 milhões de caixas de laranja, contra 130,2 milhões em 2007 -cada caixa comporta 40,8 kg de laranja. Diante da retração, a representatividade da região na produção de laranja no Estado caiu de 35% para 31,5%.
Em São Paulo, a queda na produção foi ainda maior, de 30%, de acordo com a Associtrus (Associação dos Citricultores do Estado de São Paulo).
O presidente da associação, Flávio Viegas, afirmou que a mudança climática prejudicou o setor. "Houve uma chuva fora de época que induziu uma florada precoce. As plantas ficaram debilitadas e a produção caiu", afirmou.
A longo prazo, ele critica o baixo valor pago aos produtores pela indústria, somado aos custos de insumo. Produtor há 15 anos em Itápolis, Humberto Francisco Nucci, 27, reclamou, além da mudança no clima, do preço pago pela indústria. "O nosso custo de produção chega a R$ 8 e a indústria paga
menos, R$ 6." (JULIANA COISSI)


Texto Anterior: Saiba mais: Doença já está presente em 213 cidades
Próximo Texto: Governo Dárcy Vera enfrenta 1ª saia justa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.