Ribeirão Preto, Domingo, 28 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HABITAÇÃO

Moradores de loteamento não conseguem as escrituras

ROBERTO MADUREIRA
DA FOLHA RIBEIRÃO

A Câmara de Ribeirão vai investigar irregularidades administrativas que impedem a liberação dos lotes do Parque dos Pinus, que foi dividido e comercializado pela Balbo Construções S/A.
Os 468 moradores que compraram lotes no local reclamam que não conseguem tirar a escritura das casas que ali construíram por conta de uma hipoteca, originada de uma dívida não revelada pela Balbo, que encerrou suas atividades no mercado.
Os moradores, que em geral financiaram seus lotes com preços a partir de
R$ 9.000 começaram a perceber o problema quando procuraram os cartórios, após a quitação das parcelas.
"Essas pessoas moram lá, mas não conseguem vender suas casas. Depois de todo o investimento pesado, estão percebendo que as casas não são totalmente deles", disse o vereador Evaldo Mendonça (PR), o Giló, que vai presidir a CEE (Comissão Especial de Estudos) na Câmara.
Segundo o especialista em direito imobiliário José de Carvalho, a morte de um proprietário sem a escritura pronta do imóvel pode gerar, ainda, problemas para a elaboração do inventário.
"É quase uma lenda no bairro. Logo que chega, o morador fica sabendo do problema", disse Raimundo Gomes, 32, que mora no Pinus há oito anos.
Moysés de Moraes, 38, tentou vender a casa, que vale cerca de R$ 45 mil. "Ninguém quer. Não dá nem para fazer financiamento", disse.
Esse não é o primeiro problema de loteamentos da empresa. No ano passado, um grupo de moradores do Parque das Oliveiras, bairro vizinho ao Pinus, pediu ao então prefeito Welson Gasparini (PSDB) ajuda porque a empresa não terminou as obras de infraestrutura.
A Folha tentou ouvir a empresa, mas não localizou ninguém em nenhum dos oito telefones cadastrados. A Cohab (Companhia Regional de Habitação), que ajudou na comercialização dos lotes, disse, por meio de sua assessoria, que não tem mais qualquer vínculo.


Texto Anterior: Indústria alega também ter problemas
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.