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Especialista propõe banir os treminhões
Para professor da USP, benefícios econômicos dos caminhões são menores que os malefícios nas estradas
Volume transportado pelos caminhões chega a provocar estragos
em pontes e viadutos,
afirma concessionária
DE RIBEIRÃO PRETO
Os treminhões foram criados com o objetivo de transportar mais cana e, com isso,
baratear os custos com transporte e agilizar a movimentação do produto. Esses benefícios, porém, já são menores
dos que os malefícios causados pelos "gigantes" canavieiros nas estradas.
A opinião é do engenheiro
Coca Ferraz, coordenador do
Nest (Núcleo de Estudos de
Segurança no Trânsito), da
USP de São Carlos. Para ele,
trata-se de uma "aberração"
permitir que treminhões trafeguem nas rodovias.
"Para a sociedade, o treminhão tem um custo maior do
que o benefício de reduzir o
gasto com transporte."
O diretor-superintendente
da Autovias, Angelo Rizzieri
de Souza Ferreira, disse que,
no caso da concessionária,
as irregularidades cometidas
pelos caminhões canavieiros
também representam custo
extra nos investimentos feitos na malha viária.
O volume de cana carregado pelos caminhões chega a
danificar estruturas de pontes e viadutos, atingidos pelo
excesso de carga de caminhões que passam por baixo
dos trevos, segundo ele.
A situação poderia ser resolvida com a instalação de
"pórticos de sacrifício" nas
saídas dos canaviais, estruturas que limitassem a altura
da cana carregada.
Outros problemas apontados pela concessionária são
a cana derrubada pelos caminhões nos acostamentos e a
lama trazida do canavial, que
pode tornar a pista escorregadia em dias de chuva.
Sobre o excesso de carga, o
DER (Departamento de Estradas de Rodagem) também reconhece que tem crescido a
constatação do problema,
sendo que, algumas vezes, o
caminhão de cana é flagrado
com peso até duas vezes
maior que o autorizado.
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