Ribeirão Preto, Domingo, 28 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Indústria calçadista tem maior n de empregados em 13 anos

Fábricas de Franca atingem média de 25.565 funcionários em 2010

DE RIBEIRÃO PRETO

O número de funcionários contratados pelo setor calçadista de Franca atingiu até outubro de 2010 a melhor média dos últimos 13 anos.
Com base no total de trabalhadores apurado de janeiro a outubro, a média de 2010 é de 25.565 contratados pelo setor no município, segundo números do Ministério do Trabalho e Emprego compilados pelo Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca).
A média de 2010 foi elevada graças ao desempenho de outubro, quando o setor fechou o mês com 29.355 funcionários, um número 0,5% superior ao de setembro e 10,7% maior que o registrado em outubro do ano passado.
O pico de funcionários registrado no mês passado só perde para outubro de 2004, quando 29.634 pessoas estavam empregadas no setor.
Na média do ano, porém, a de 2010 é mais alta graças a um desempenho melhor que foi registrado mês a mês.
De acordo com o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, os números positivos vêm sendo garantidos principalmente pelo mercado interno, na contramão da força histórica do setor nas exportações.
Segundo Brigagão, hoje as vendas para o mercado interno representam 90% do total comercializado pelas indústrias calçadistas de Franca.
Se por um lado o aquecimento dos negócios dentro do país é bom para o mercado, por outro a dependência elevada do setor interno preocupa. "Basta uma oscilação negativa do mercado interno para colocar todo o trabalho a perder", afirmou.
Para o diretor de marketing da Sândalo, Téti Brigagão, um percentual "saudável" de exportações é na faixa de 40% do total vendido.
O câmbio desfavorável, com o dólar desvalorizado diante do real, é apontado como um dos maiores entraves para as exportações.


Texto Anterior: Empresas doam R$ 12,1 mi a candidatos a deputado
Próximo Texto: Foco: Shopping do Calçado amplia n de lojas e reformula perfil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.