Ribeirão Preto, Domingo, 29 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa vira "fábrica de sonhos" de artistas

Em 2009, Luan Santana distribuía CDs em Barretos para mostrar o trabalho; neste ano, virou uma das estrelas

Inspirados no sucesso do jovem fenômeno, duplas de todo o Brasil "invadem" festa de Barretos com seus CDs

MARCELO TOLEDO
ENVIADO ESPECIAL A BARRETOS

Agosto de 2009. O jovem Luan Santana entra no rancho da assessoria de imprensa do Parque do Peão, distribui CDs aos presentes e, sentado em frente à TV, assiste às provas da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos sem ser incomodado.
Inspirados no jovem fenômeno, que na última semana recebeu o prêmio Multishow de revelação e que vendeu 300 mil cópias de seu disco em seis meses de lançamento, cantores e duplas sertanejas do país invadem a Festa do Peão, transformada por 11 dias em agosto numa "fábrica de sonhos".
Esse é o caso, por exemplo, da dupla sertaneja Beto & Julio, de Santa Catarina, que neste ano foi a primeira dupla de seu Estado a se apresentar na festa, num palco secundário.
Para tentar atrair o público barretense e os turistas do Parque do Peão, a dupla catarinense preparou um CD exclusivo, com canções de seus outros álbuns, e imprimiu 30 mil cópias, para tentar ganhar o mercado dos grandes centros.
"Os principais mercados são São Paulo e Rio de Janeiro. A festa é uma ótima chance de as pessoas nos conhecerem", disse Beto, que formou dupla com o amigo há quatro anos.
Mesmo quem está há mais tempo na estrada sonha trilhar o sucesso a partir da poeira barretense.
O assoviador e cantor José Araújo já lançou 13 CDs na carreira, mas em todos os meses de agosto ele pega seu veículo Doblô, transformado em hotel nos 11 dias da Festa do Peão, e segue para a "batalha" em Barretos.
Aos 55 anos, ele disse claramente que é com os contatos que faz em Barretos que consegue realizar shows ao longo dos outros 11 meses.
"É uma festa que não tem como não participar. É importantíssimo estar aqui e, quem sabe, uma hora a gente estoura", afirmou Araújo, que participa de outras festas do gênero no país, mesmo sem ser convidado.
"Eu nunca espero ser chamado. Se resolvo, vou mesmo, com a coragem."
Pelo menos outros dez cantores, duplas e grupos também seguem a mesma linha, de distribuição a rodo de CDs, como Marcelinho de Lima & Camargo, esse último irmão da dupla Zezé di Camargo & Luciano.
A Folha tentou, por duas semanas, ouvir Luan Santana, que faria show na madrugada de hoje no estádio de rodeios. Pediu entrevistas por telefone e enviou questões por e-mail, que não foram respondidas. O garoto do início deste texto virou "gente graúda" no mundo das celebridades.

CUSTOS
Os Independentes publicaram na semana passada editais com os custos dos shows brasileiros da festa. Segundo o presidente, Marcos Murta, o objetivo é prestar contas, já que o evento recebe verbas públicas. O valor do show de Mariah Carey, no entanto, não foi divulgado. A estimativa, não confirmada, é que tenha custado US$ 800 mil.


Texto Anterior: Foco: Franca planeja construir até o final de 2011 novo pronto-socorro para adultos
Próximo Texto: Show de Victor & Leo custou R$ 200 mil para Independentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.