Ribeirão Preto, Sexta-feira, 29 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ribeirão tem 2.000 internados por AVC

Cidade ganhou novo centro de neurologia

DE RIBEIRÃO PRETO

Os hospitais da região de Ribeirão Preto registraram 2.000 internações de pessoas vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2009.
O número, considerado alto por médicos, pode estar subestimado, já que a doença não é de notificação compulsória. "O AVC mata 100 mil pessoas por ano no país e é a maior causa de incapacitados no mundo", disse o neurologista do HC Octávio Marques Pontes Neto.
Hoje, no Dia Mundial do AVC, Ribeirão recebe um simpósio internacional no HC para discutir a doença.
Ribeirão é considerado por especialistas um centro de referência em AVC, com dois hospitais -São Francisco e Hospital das Clínicas- entre os 48 do Brasil que fazem parte da rede internacional de tratamento da doença.
O neurologista alerta que os sintomas do AVC não são conhecidos por todos e muitas vezes são confundidos com outras doenças.
Os cinco sintomas mais frequentes são: fraqueza ou dormência de um lado do corpo, dificuldade súbita pra falar, entender ou enxergar, tontura e dor de cabeça.
Ontem à noite, foi inaugurada a primeira unidade de neurologia da região, no hospital São Francisco, que vai tratar principalmente de vítimas de AVC. Serão 12 leitos, todos particulares.
"É uma questão muito mais de recursos humanos do que de equipamentos", disse o diretor técnico do hospital, Roberto Cardoso.


Texto Anterior: Barretos está sem médico para pacientes com Aids
Próximo Texto: Batatais: Cidade terá R$ 1 mi para recompor áreas degradadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.