Ribeirão Preto, Domingo, 29 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paróquia recupera os esboços de austríaco

Padre afirma que desenhos de 1961 serviram de modelo para pinturas na igreja Santo Antônio de Pádua, em São Carlos

Além do restauro das obras de Unterberg, está prevista uma reforma interna e externa na igreja e a colocação de um 3º sino


DOUGLAS SANTOS
ENVIADO ESPECIAL A SÃO CARLOS

Dois esboços do artista austríaco Karl Hartwig Unterberg foram encontrados dentro da paróquia Santo Antônio de Pádua, em São Carlos. Os desenhos são de 1961 e serviram de base para os trabalhos de decoração da igreja.
Um dos trabalhos, feito a lápis, foi o modelo para a pintura do mural principal da igreja, que hoje já não pode ser visto totalmente devido a um grave problema estrutural no final dos anos 80. O problema comprometeu não só as obras da igreja, como ameaçou toda a estrutura do prédio.
Segundo a presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Serávolo, as obras apresentaram rachaduras. "O painel principal caiu quase complemente, e várias obras que racharam tiveram que ser remendadas com cimento", disse.
As obras, algumas com mais de quatro metros quadrados, apresentam várias rachaduras que foram preenchidas com cimento ou tinta branca.
De acordo com o padre Márcio André Massola Gaido, 34, os croquis foram encontrados há pouco menos de um mês. "A Fundação Pró-Memória me procurou para falar sobre o projeto de restauro da igreja. Para melhorar o projeto, precisávamos de fotos antigas da igreja para ajudar no restauro, então, eu pedi aos frequentadores que trouxessem as fotos para ajudar no trabalho", disse.
Duas semanas após a solicitação do padre, uma mulher que canta no coral da igreja lembrou que havia um armário cheio de documentos antigos que talvez pudesse conter algo importante. "Foi uma surpresa quando ela apareceu com os desenhos que estavam guardados dentro de um tubo redondo", disse o padre.
Para Serávolo, o achado pode ajudar muito no processo de restauro das obras. O projeto já está pronto. Além do restauro das obras de Unterberg, está prevista uma reforma interna e externa do prédio, além da colocação de um terceiro sino.
De acordo com Serávolo, o custo estimado é de R$ 400 mil. "A prefeitura se comprometeu a ajudar com R$ 20 mil. O restante vamos buscar na iniciativa privada e em programas de incentivo à preservação cultural", disse Serávolo.
A igreja foi o primeiro prédio a ser tombado como patrimônio público do município em junho do ano passado.
Construída em 1943, a paróquia Santo Antônio de Pádua atendia uma região formada praticamente por operários e ferroviários. Foi a primeira a ser desmembrada da Catedral, mas foi só em 1960 que o bispo da época contratou o artista Karl Hartwig Unterberg para fazer o trabalho de arquitetura.


Texto Anterior: Foco: Cenourão reinaugura loja com conceito de shopping
Próximo Texto: São carlense foi assistente do pintor na igreja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.