Ribeirão Preto, Domingo, 29 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São carlense foi assistente do pintor na igreja

DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO CARLOS

Karl Hartwig Unterberger tinha um assistente são carlense. Aristodemo Daniel de Oliveira, 65, trabalhou com o pintor durante os dois anos em que ele ficou na cidade para realizar a obra na paróquia Santo Antônio de Pádua.
Na época, com 17 anos, Oliveira começou apenas subindo e descendo os andaimes para levar tintas ao pintor. Mas com o tempo começou a assumir outras funções. "Comecei a posar para ele, fazia as poses que serviam de base para as obras", disse Oliveira.
Mas a história de Oliveira com a paróquia começou bem antes da chegada do artista em 1961. "Com seis anos de idade eu já era coroinha na igreja. Underberger chegou dez anos depois de mim." Quando a igreja foi construída, Oliveira morava em frente. "Vi a construção e finalização das torres. Ela não era assim do jeito que está, foram vários anos sem pintura."
O contato com o artista austríaco se deu por intermédio do cônego Washington José Pêra. "O Unterberger pediu um assistente de confiança ao cônego, e, como eu já frequentava a paróquia, e ainda fazia alguns trabalhos por lá, ele me indicou."
A função mais importante que Oliveira executou durante a obra foi a aplicação de folhas de ouro em vários pontos da igreja.


Texto Anterior: Paróquia recupera os esboços de austríaco
Próximo Texto: Austríaco usou pintura de mural a seco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.