Ribeirão Preto, Sexta-feira, 31 de Outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em oito regiões, ação recolhe 15 veículos e flagra 58 trabalhadores sem carteira

DA FOLHA RIBEIRÃO

No interior do Estado, os procuradores do Trabalho e policiais rodoviários fiscalizaram 144 veículos em 23 postos de controle divididos em oito regiões. No total, as blitze flagraram 58 trabalhadores rurais sem registro, cinco casos e uma suspeita de trabalho infantil, um motorista com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) falsa e 31 bóias-frias aliciados, vinculados a uma cooperativa falsa de trabalho rural.
Foram aplicadas 122 multas por irregularidades de trânsito, conservação e documentação dos veículos. Quinze ônibus foram recolhidos pela Polícia Rodoviária e 40 documentos, retidos. A operação contou com a participação de 134 policiais e 14 procuradores.
"A idéia do trabalho é traçar um mapa da situação do transporte rural no Estado. Percebemos, de cara, que o problema é quase que exclusivo das culturas da cana e da laranja. Pior ainda no caso da laranja", disse José Fernando Maturana, da comarca de Bauru, um dos idealizadores da operação.
Bauru foi a região onde foi encontrado o caso mais grave da operação. Em um só ônibus de apanhadores de laranja o procurador encontrou 29 pessoas sem registro de trabalho e uma suspeita de trabalho infantil. Ficou constatado ainda que o contratante, um pequeno produtor que não foi identificado, reteve as carteiras de trabalho e sonegava equipamentos de segurança, água e marmita aos trabalhadores.
Ainda na região central do Estado, um motorista foi flagrado com a CNH falsa. Ele foi autuado em flagrante pela Polícia Civil e deve ser processado por falsidade ideológica.
O Ministério Público do Trabalho, via assessoria de imprensa, informou que serão aberto inquéritos em todos os casos de irregularidades.


Texto Anterior: Blitz em ônibus de bóia-fria gera 29 multas
Próximo Texto: Outro lado: Unica diz que apóia ações semelhantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.