Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

França quer mudar aprovação de implantes

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A França quer que a União Europeia tenha regras mais rígidas para autorizar dispositivos médicos, como implantes de silicone, segundo afirmou hoje o ministro da Saúde, Xavier Bertrand.

O anúncio veio em meio aos problemas com as próteses de silicone feitas pela empresa Poly Implant Prothèse, produzidas com material de qualidade inferior.

Um advogado que representa o ex-diretor da empresa, Jean-Claude Mas, divulgou uma nota em que afirma que ele não falará publicamente sobre o caso.

"O número de mentiras e aberrações sendo discutidas nesse caso está por trás da decisão de Jean-Claude Mas de só falar na Justiça", afirma a nota, assinada pelo advogado Yves Haddad.

O escândalo aumentou a pressão sobre as autoridades sanitárias francesas, por supostamente não terem feito o bastante para verificar a qualidade de um produto usado por milhares de mulheres na França e no mundo.

Jean-Yves Grall, diretor do atendimento à saúde do país, se reuniu com a indústria e com outras autoridades sanitárias ontem.

"Precisamos de novas regras que incluam a Europa", afirmou o ministro Bertrand.

Representantes da União Europeia afirmaram que já existem planos para revisar as regras sobre dispositivos médicos, que cobrem cerca de 10 mil itens, como lentes de contato e próteses de quadril, na primeira metade do ano. O objetivo é reforçar as regulações nacionais e aprimorar o compartilhamento de informações.

HOMENS

A agência de saúde francesa afirmou que os implantes da PIP são mais sujeitos a rompimentos e que a empresa tentou economizar dinheiro ao usar o silicone industrial, de baixa qualidade.

A empresa exportava material para mais de 60 países, como Brasil e Inglaterra. Além de próteses mamárias, há informações de que a PIP fazia implantes masculinos, para testículos, peitos e glúteos. A informação teria sido dada por ex-funcionários da PIP ao jornal "Le Parisien".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.