Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Fotógrafo argentino registra o cotidiano dos avós na luta contra mal de Alzheimer

Alejandro Kirchuk
Imagem parte de série do fotógrafo Alejandro Kirchuk mostrando sua avó, Mónica, sob os cuidados do marido, Marcos
Imagem parte de série do fotógrafo Alejandro Kirchuk mostrando sua avó, Mónica, sob os cuidados do marido, Marcos

DE SÃO PAULO

O fotógrafo argentino Alejandro Kirchuk, 24, transformou a dor de sua família em arte. Durante três anos, ele registrou o cotidiano de seus avós maternos após Mónica, sua avó, ter recebido diagnóstico de Alzheimer. As fotografias mostram as mudanças de comportamento de Mónica, sempre amparada por seu marido, Marcos.

Após o diagnóstico, em 2007, ele largou tudo para se dedicar à esposa. Nos primeiros dois anos, a avó levou uma vida quase normal, mas com lapsos de memória. Depois, a situação se agravou e ela passou a precisar de cuidados cada vez maiores.

A série foi batizada de "La Noche que me Quieras" e ganhou o primeiro lugar no Word Press Photo deste ano, na categoria cotidiano.

Segundo o fotógrafo, o título é referência ao tango "El día que me Quieras". Mesmo doente, Mónica ainda cantarolava os versos da música. Ela morreu no ano passado, aos 87, após 65 anos casada com Marcos, 89.

Veja galeria de fotos
folha.com/no1048416

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.