São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soropositivo deve buscar atividade física assim que começar a tomar a medicação

DA REPORTAGEM LOCAL

A prática de atividade física auxilia na diminuição do sobrepeso e das taxas de colesterol e triglicérides. É o que atesta o auxiliar-administrativo Elias Fernando Ribeiro, 39.
Diagnosticado com HIV há 11 anos, começou a praticar exercícios há dois. Chegou a ver seu índice de triglicérides na faixa dos 800 mg/dl e o de colesterol em 585 mg/dl. "Perdi nove quilos e baixei o colesterol para 200 mg/dl e o triglicérides para 350 mg/dl. Ainda tenho uma gordurinha no abdômen que precisa de mais exercício, mas me sinto muito melhor", conta ele, que freqüenta duas vezes por semana a academia da ONG Instituto Vida Nova, em São Paulo.
O infectologista Valdez Madruga, pesquisador do Centro de Referência e Treinamento DST-Aids de São Paulo, diz que os pacientes devem buscar uma atividade física logo que começam a tomar os medicamentos. "Isso diminui as chances de alterações metabólicas e da lipodistrofia." Esta última é um distúrbio que leva ao acúmulo de gordura em partes específicas do corpo, como abdômen.
Antes de começar, o soropositivo deve buscar orientação médica e passar por testes para se certificar de que pode se exercitar sem riscos. (JS)


Texto Anterior: 25% dos pacientes com HIV está com peso acima do ideal
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.