São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GERIATRIA

Estresse eleva risco de queda entre idosos, sugere pesquisa

DA REDAÇÃO

O estresse emocional é um fator de risco para a ocorrência de quedas entre idosos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Karolinska Institute, da Suécia.
Os pesquisadores avaliaram 137 pessoas com mais de 65 anos que estavam hospitalizadas devido a fraturas causadas por quedas e descobriram que as chances de os idosos caírem eram maiores até uma hora após um acontecimento que os deixasse emocionalmente abalados.
O risco subia cerca de 20 vezes depois de um incidente estressante. No caso de episódios de raiva, a probabilidade de o idoso cair subia aproximadamente doze vezes. Eventos tristes foram relacionados a um risco seis vezes maior de fraturas decorrentes de quedas.
O estudo levantou algumas hipóteses para essa relação. Uma delas é que esses incidentes deixam os idosos mais distraídos, diminuindo a atenção necessária para manter o equilíbrio. Além disso, o estresse também pode afetar a capacidade visual.
Os pesquisadores ressaltam a necessidade de mais estudos para confirmar os dados, mas sugerem que, após eventos estressantes, os idosos busquem ficar sentados até se acalmarem.


Texto Anterior: Em uma palavra: Diabéticos podem comer doces e chocolates?
Próximo Texto: Visão: Suplementos reduzem risco de degeneração macular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.