São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISÃO

Suplementos reduzem risco de degeneração macular

DA REDAÇÃO

Pesquisadores da Harvard Medical School constataram que o consumo de uma combinação de vitaminas B6, B12 e ácido fólico parece diminuir o risco de DMRI (degeneração macular relacionada à idade) em mulheres. A pesquisa foi divulgada na edição atual do periódico "Archives of Internal Medicine".
Em um estudo randomizado duplo-cego realizado com 5.442 mulheres com mais de 40 anos de idade, verificou-se que aquelas que ingeriram os suplementos tinham 34% menos risco de qualquer tipo de degeneração macular e 41% menos chances de desenvolver uma degeneração visualmente significativa. Os pesquisadores afirmam que essa descoberta se aplica ao estágio inicial da doença e pode ser a primeira forma identificada (além de evitar o tabagismo) de reduzir riscos de DMRI.
A degeneração macular relacionada à idade é a principal causa de cegueira central em pessoas com mais de 60 anos. Estima-se que 10% das pessoas entre 65 e 74 anos e cerca de 30% das com mais de 75 anos tenham a doença no mundo. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2,9 milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem do problema no Brasil.


Texto Anterior: Geriatria: Estresse eleva risco de queda entre idosos, sugere pesquisa
Próximo Texto: Anencefalia: 83% dos médicos já lidaram com anomalia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.