São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livre acesso dos pais à UTI acelera alta

GABRIELA CUPANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando os pais de recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva têm livre acesso ao bebê, podendo permanecer 24 horas por dia com ele, o tempo de internação diminui. Isso é o que revela um levantamento que acaba de ser publicado no periódico científico "Pediatrics", conduzido por pesquisadores suecos do Instituto Karolinska.
Segundo os autores, ainda há poucos estudos sobre o impacto do envolvimento dos pais no tempo da internação e na recuperação dos bebês.
O estudo envolveu 366 bebês prematuros. Metade podia ter os pais por perto durante o dia todo, os demais tinham visitas em horários restritos.
O tempo de internação foi reduzido em 5,3 dias nos bebês que recebiam o cuidado dos pais o dia todo -de 32,8 dias para 27,4 dias, em média.
No Brasil, cada hospital estabelece suas regras, mas todos devem garantir o acesso dos pais ao bebê.
"É fato que o convívio com os pais reduz o tempo de internação na UTI. É por isso que estimulamos esse contato", diz Sandra Regina Sestokas, diretora do Hospital Maternidade Interlagos. O hospital, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, permite livre acesso aos pais.
"Quando os pais participam, entendem melhor a situação da criança e ficam mais preparados para os cuidados e para as possíveis consequentes patologias", explica Miriam Rika, neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Na instituição, não há restrições para visitas dos pais.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encoraja o acesso dos pais aos bebês na UTI, respeitando as normas de cada hospital. "Isso aumenta o vínculo mãe-filho, o que ajuda na amamentação e na recuperação", diz Jucille Meneses, do Departamento de Neonatologia da SBP.



Texto Anterior: Medidas simples reduzem infecções em UTI neonatal
Próximo Texto: foco: Sírio-Libanês terá sexto banco público brasileiro de sangue de cordão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.