São Paulo, domingo, 05 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Plantão médico

A ciência de luto

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Crodowaldo Pavan, morto na sexta-feira, destacou-se no panorama científico nacional por suas qualidades excepcionais de professor, pesquisador e homem de ciência preocupado com a difusão do conhecimento.
Foi um dos apenas 80 cientistas do mundo (a maioria prêmios Nobel) a ter assento na Pontifícia Academia de Ciências. Presidente-honorário da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), presidiu a entidade durante o regime militar, quando as reuniões da SBPC eram uma das raras manifestações públicas contra o governo.
Publicou mais de 130 trabalhos originais de pesquisa em genética. Entre eles, o estudo com a mosca Rhyn- chosciara, quando descobriu a possibilidade de haver alterações do número de genes dentro do cromossomo, com o desenvolvimento do inseto. A pesquisa foi confirmada, tanto para insetos como para o homem. Em todas as suas atividades, a preocupação era construir pontes para que o conhecimento científico pudesse chegar aos mais diferentes níveis da população.
Criou e presidiu a Abradic (Associação Brasileira de Divulgação Científica) e participava dos trabalhos do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA-USP e da cátedra Unesco de Divulgação Científica do mesmo núcleo, por meio de cursos de divulgação científica para jornalistas e cientistas.
Em 1987, quando presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), criou em São Paulo a Estação Ciência, atualmente sob a direção da USP, para despertar nas novas gerações o interesse pela ciência e tecnologia.
Uma especial particularidade sua era entender as dificuldades de repórteres com a ciência, ter paciência e prazer em atendê-los. Reconhecia a imprensa como importante meio de difusão de avanços da ciência, quando seus colegas recusavam-se a dar entrevistas a jornalistas.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Região cerebral atingida por bala e por arpão não é vital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.