São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cardiopatas podem usar drogas contra os problemas de ereção

DA REPORTAGEM LOCAL

Homens que já sofreram infarto ou derrame ou portadores de doenças cardiovasculares podem usar os medicamentos mais populares contra impotência, tipo Viagra (inibidor da fosfodiesterase), desde que não estejam fazendo tratamento com nitratos (remédios indicados no tratamento de angina).
"O paciente deve saber desse risco, e é importante a interação entre urologista e cardiologista em um tratamento desse tipo", diz o urologista Mario Paranhos, assistente-doutor do grupo de medicina sexual da Universidade de São Paulo.
O risco de combinar os dois tipos de remédio se deve ao fato de que tanto os inibidores da fosfodiesterase quanto os nitratos produzem vasodilatação e podem levar à queda de pressão arterial. Em alguns pacientes, isso pode ser fatal.
Segundo os especialistas, não foram observados efeitos colaterais importantes na combinação entre drogas contra a impotência e medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial (como betabloqueadores, inibidores de enzima conversora ou diuréticos).
A outra contraindicação ao uso desses remédios para tratar impotência é a existência de retinite pigmentosa, doença visual bastante rara. (GC)


Texto Anterior: Impotência indica um risco maior de infarto e derrame
Próximo Texto: Foco: Pesquisa analisa visões da loucura por meio de fotos feitas em hospícios do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.