São Paulo, sábado, 09 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cirurgia pouco invasiva para retirar tumores ainda é polêmica

DA ENVIADA ESPECIAL A BARRETOS

O uso da videolaparoscopia para a retirada de tumores ainda é polêmico entre os cirurgiões oncológicos. O temor é que ao retirar o tumor por incisões tão pequenas haja disseminação do câncer.
Mas estudos recentes apontam que é possível retirar tumores por via laparoscópica com segurança e o mínimo risco de aparecimento do câncer.
Segundo Armando Melani, no caso do câncer de cólon, os resultados do procedimento pouco invasivo são iguais ou até melhores do que os da cirurgia aberta convencional.
O cirurgião oncológico Antonio Talvane de Oliveira, do Hospital de Câncer de Barretos, é um dos que tem o maior número de casos de câncer gástrico avançado operados por laparoscopia.
Ele diz que até quatro anos atrás só fazia cirurgias abertas convencionais porque desconfiava dos desfechos do outro método em câncer. "Hoje, 80% das minhas cirurgias são por via laparoscópica." (CC)


Texto Anterior: Barretos ganha centro de treinamento de cirurgias
Próximo Texto: Remédio anticolesterol provoca luta jurídica entre laboratórios
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.