São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Cientistas querem medir até onde vão a tosse e o espirro

DA REUTERS

Usando um espelho côncavo gigante e uma câmera de alta velocidade, que captura 250 mil quadros por segundo, cientistas de Cingapura querem saber mais sobre a transmissão da gripe.
Os equipamentos permitem a observação instantânea das gotas de líquido que voam quando as pessoas tossem, espirram, riem e falam.
Uma pessoa com gripe tem grandes chances de infectar outras tossindo ou espirrando, mas ainda não se sabe qual é a distância que a tosse e o espirro percorrem e o volume de ar e vírus que eles podem carregar.
Os especialistas esperam que as imagens ajudem a aperfeiçoar as providências de controle de infecções, como a distância ideal entre camas de hospital.
O estudo vai avaliar a eficácia de medidas como colocar a mão na frente da boca e usar lenço ou máscaras. Com base nas imagens feitas até agora, a equipe afirma que assobiar e rir são as ações que mais espalham vírus.


Texto Anterior: Outro lado: Fabricantes afirmam que receita é secreta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.