São Paulo, terça-feira, 21 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIRCULAÇÃO

24% dos pacientes com varizes podem desenvolver trombose

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de um quarto das pessoas que possuem coágulos superficiais nas veias das pernas (varizes) têm risco aumentado de desenvolver coágulos profundos (trombose venosa profunda), apontam pesquisadores austríacos. O trabalho foi publicado na revista "Archives of Dermatology".
Entre novembro de 2006 e junho de 2007, os pesquisadores avaliaram 46 pacientes que tinham coágulos superficiais nas veias. Os casos dos pacientes avaliados não eram graves, mas os pesquisadores afirmam que essa condição comum (ter coágulos superficiais) pode ser um sinal de alerta para a trombose venosa profunda.
Após fazer exames de imagem e laboratoriais, os especialistas encontraram trombose venosa profunda em 24% desses pacientes, embora eles não apresentassem sintomas, como dores nas pernas e inchaço.
O principal risco associado à trombose venosa é que parte do coágulo sanguíneo pode se soltar e percorrer a corrente até chegar aos pulmões, obstruir a região e dificultar a passagem do sangue, provocando uma embolia pulmonar.


Texto Anterior: Taxa de doação de órgãos na cidade de SP é a maior da história
Próximo Texto: Lúpus: Novo remédio tem bons resultados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.