São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excesso de sódio em alimento industrializado não é percebido

Brasileiros desconhecem informações presentes nos rótulos

CAROLINE PELLEGRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sucos industrializados e biscoitos recheados, se consumidos sem controle, podem prejudicar a saúde também porque contêm grandes quantidades de sódio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 30% da população sofre da doença que, na maioria das vezes, é causada pela ingestão involuntária de sal.
"A onda da boa saúde leva as pessoas a escolherem alimentos com pouco açúcar e gordura, mas elas se esquecem da quantidade de sódio presente nas tabelas nutricionais. Hoje, cerca de 60% dos idosos são hipertensos por conta do exagero", explica a presidente da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição), Márcia Fidelix. O sal é adicionado aos alimentos industrializados como forma de conservante.
Porém, nas embalagens, só é informada a quantidade de sódio, e não a de sal. "O consumidor deve estar atento aos rótulos e lembrar que o consumo máximo diário de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) deve ser de 2 g e a quantidade máxima de sal é de 5 g, o equivalente a uma tampa de caneta cheia."
Pesquisa realizada pelo departamento de nutrição da USP, em 2009, revelou que todas as classes sociais consomem quantidades superiores às recomendadas. "Os mais ricos consomem cerca de 4,3 g, e os mais pobres, 5g", diz o nutricionista e coautor do estudo, Daniel Henrique Bandoni.
De acordo com Bandoni, as informações do rótulo deveriam ser mais fáceis. O consumo de sódio é essencial para a saúde. Em excesso, porém, pode causar aumento da pressão arterial e acidente vascular cerebral.

Leia sobre como adoçantes elevam taxa de açúcar no sangue

folha.com.br/eq770503


Texto Anterior: Daspu desfila moda antiaids
Próximo Texto: Para pegar leve no sal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.