São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Maleta para tratamento de câncer de pele chegará a mais de cem municípios

Márcia Ribeiro/ Folha Imagem
Mardoqueu Costa e Vanderlei Bagnato mostram equipamento para tratar câncer de pele

IURI DE CASTRO TÔRRES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
JEAN DE SOUZA
DA FOLHA RIBEIRÃO

Projeto da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos (232 km da capital) vai fornecer a mais de cem localidades do país equipamento para tratamento gratuito, por meio de terapia fotodinâmica, de câncer de pele em estágio inicial. A distribuição deve começar em fevereiro.
O kit de tratamento, que vem em uma maleta de 1,5 quilo, recebeu aporte de R$ 3,2 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
As prioridades são as áreas com grande incidência da doença, segundo o coordenador do projeto, Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador do Instituto de Física da USP de São Carlos.
Os recursos serão utilizados para a montagem dos kits, compra de medicamentos e treinamento de profissionais. Cada centro de tratamento não deve ultrapassar R$ 7.000, estima Bagnato.
No tratamento, aplica-se uma pomada no local da lesão. Uma luz especial, com comprimento de onda específico, ativa uma substância chamada porfirina, que mata as células cancerosas.
"Mais de 70% das lesões são de fácil tratamento", afirma o pesquisador.

Gargalos
A dermatologista Selma Cerneia, coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, afirma que a escolha dos pacientes deve ser criteriosa, pois o método só é eficaz em tumores superficiais, além de ser muito doloroso.
"A terapia fotodinâmica já é utilizada no Brasil há mais de dez anos com resultado estético muito bom, pois as cicatrizes são quase imperceptíveis", diz Cerneia.
A modalidade de tratamento tem como objetivo romper os gargalos econômicos, sociais e logísticos do tratamento do câncer de pele, afirma Bagnato. "Hoje o paciente demora para diagnosticar, tem de viajar para tratar, fica mais difícil combater."
Segundo Bagnato, o treinamento será dado nos locais onde a população será atendida. A equipe responsável por esse estágio permanecerá por um tempo no local para que possa ver os resultados e terá consultoria pela internet.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Câncer de pele: Tribunal volta a proibir uso de câmeras de bronzeamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.