São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

COMPUTAÇÃO

Novo tipo de análise para exame do coração prevê risco de morte

DE SÃO PAULO - Um dos mais antigos exames médicos para checar a saúde do coração acabou de ganhar uma validade extra, graças à computação.
Isso permitiu prever com mais clareza o risco de morte de pacientes que tiveram um ataque do coração e sobreviveram a esse choque inicial.
A equipe liderada por Zeeshan Syed, da Universidade de Michigan, EUA, usou técnicas computacionais para filtrar os resultados de horas de eletrocardiogramas.
As análises dos exames identificaram três diferentes anormalidades cardíacas e indicaram que aqueles pacientes com pelo menos uma delas tinham até três vezes mais risco de morrer um ano após o ataque cardíaco.
Syed e colegas identificaram "biomarcadores" no padrão elétrico dos corações de 4.557 pacientes estudados ao longo de dois anos -coisas que mesmo exames de sangue não detectariam.
São sutilezas no ritmo do coração que só seriam descobertas por uma varredura minuciosa. A pesquisa está publicada na revista "Science Translational Medicine".
"Os métodos atuais para determinar quais vítimas de ataque cardíaco precisam dos tratamentos mais agressivos identificam grupos de pacientes com alto risco de complicações, mas deixam escapar até 70% das mortes", declara Syed. (RICARDO BONALUME NETO)



Texto Anterior: Foco: Vacina contra Aids feita na Espanha mostra eficácia de 90% em teste inicial
Próximo Texto: Bactéria: Melões contaminados matam 13 pessoas nos Estados Unidos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.