São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Poluição pode contribuir para aumento de males do fígado DA REPORTAGEM LOCAL

Poluentes podem contribuir para elevar o número de casos de doenças hepáticas, concluiu uma pesquisa que será apresentada neste fim de semana na Semana de Doenças Digestivas, em Chicago, nos Estados Unidos.
Os autores do estudo avaliaram casos de baixa exposição crônica a 111 poluentes comuns, como chumbo, mercúrio, PCBs (policloretos de bifenilas) e pesticidas, e sua associação com doenças hepáticas de origem desconhecida em adultos.
Esses poluentes estavam presentes em mais de 60% dos 4.500 participantes com enzimas hepáticas anormais. A associação mostrou-se significativa mesmo após ajustes para obesidade, diabetes, raça, sexo e condição social.
Segundo o patologista Paulo Saldiva, coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental da USP, não há nível de exposição segura a esses poluentes, mas sua associação com doenças não é simples de ser comprovada porque o intervalo entre a exposição e o surgimento do problema é muito longo. "Os indivíduos mais frágeis, que bebem, têm hepatite ou já apresentam algum problema no fígado, podem ter sua condição agravada pela poluição", afirma.
(RACHEL BOTELHO)


Texto Anterior: Amamentar mais tempo protege bebê de obesidade infantil
Próximo Texto: Mamografia: SP faz mutirão em 338 unidades do Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.