Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK
julio@uol.com.br

As diarreias e o iogurte

Vários estudos têm sido feitos visando o emprego dos probióticos para o controle da diarreia provocada pelos antibióticos. Ela surge em cerca de 30% dos pacientes.

Probióticos são organismos vivos, como os lactobacilos, que são colocados no leite e por fermentação transformam o açúcar (lactose) em ácido láctico. O leite fica com sua textura modificada, espesso e levemente ácido, e se transforma em iogurte ou coalhada.

Na edição do dia 9 do "Jama", revista da Associação Médica Americana, a professora Susanne Hempel e colaboradores da Rand Health, em Santa Mônica, EUA, publicam análise de 63 estudos (meta-análise) que incluíram 11.811 pacientes. Observam que o uso de probióticos reduziu o surto diarreico em pacientes tomando antibióticos.

Entre esses estudos estavam tratamentos com antibióticos para erradicação do "H. pylori", agente causador da úlcera de estômago.

Entretanto, nem todos os trabalhos publicados sugerem esses resultados.

Na "Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical" de janeiro/fevereiro deste ano, Daniela N. Prado de Souza e Miguel Tanús Jorge, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (MG), encontraram resultados diferentes.

Eles relatam que a administração do "Lactobacillus casei" e do "Bifidobacterium breve" em 77 pacientes com diarreia durante o uso ou até sete dias após a suspensão dos antibióticos não demonstrou efeito no tratamento do desarranjo intestinal.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.