São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECORTE V

Cabeleira do terror

por VIVIAN WHITEMAN

O apego à cabeleira é, sem dúvida, um dos grandes segredos femininos. No cinema, o charme e os truques capilares de loiras, ruivas e morenas foram explorados por cineastas como David Lynch e Alfred Hitchcock, que tinha uma obsessão sinistra por madeixas naturalmente claras ou trabalhadas no descolorante.
Pensando nessa fascinação que os cabelos exercerm, a Cinemateca Francesa, em Paris, inaugurou a mostra "Brune/Blond" (Morena/Loira), que fica em cartaz até janeiro e se dedica a investigar o papel dos cabelos no cinema, passando também pelas artes plásticas e pela mitologia.
Circulando pela mostra –que inclui instalações e uma sala de exibição de filmes de alguma forma ligados ao tema–, é interessante notar como os cabelos aparecem repetidamente em contextos de distúrbios de personalidade ou como objetos misteriosos, com poderes quase sobrenaturais.
Na parte dedicada aos mitos, a exposição faz referência à dona da cabeleira mais assustadora do mundo: Medusa. Há versões diferentes para o desastre capilar da infeliz. Porém, segundo o poeta romano Ovídio, as madeixas-monstras foram castigo de Atena, que não gostou nada da transa (forçada, segundo muitas interpretações) de Medusa e Poseidon em seu templo.
Olhar que transforma em pedra, cabelos de cobra. Se os fios, como sugere a mostra, contam muito sobre a personalidade de uma moça, Atena, talvez inspirada por suas próprias ira e inveja, criou o mito Medusa, a figura da mulher traiçoeira. Sai pra lá, jararaca!

coleção feiticeira E, em tempo de susto fashion, tem tendência do além até nas passarelas. O estilista Marios Schwab, que desfila na fashion week de Londres, acionou o repertório místico-paganista e botou em sua coleção peças decoradas com pirâmides e pentagramas. Entre os looks, que caíram no gosto dos fashionistas e já estão na lista de objetos de desejo do próximo verão de revistas como a "Dazed & Confused", destacam-se os tamancos com inscrições misteriosas, perfeitos para você, feiticeira de butique. Pura magia consumista!

ai, que horrora! A comédia musical "The Rocky Horror Picture Show", que virou filme em 1975, acaba de completar 35 anos e ganhou uma homenagem no seriado-hit "Glee". O episódio inspirado no musical, que fala de um cientista louco e travesti e de seus monstrengos cantarolantes, foi visto por mais de 11 milhões de pessoas nos EUA. Resultado: os figurinos e makes, tanto do filme quanto da série, foram parar em blogs, no YouTube e até no Style.com, que elegeu a montação estilo roqueiro-sobrenatural como a grande pedida para a fantasia do Dia das Bruxas. Não é muito difícil: pense num look punk-piriguete e capriche na cara pálida, nos olhos pretos e fundos e no batom gritante. Fica a dica para a baciada de festas de Halloween que rolam hoje em São Paulo.

barriga-ga Lady Gaga nem bem terminou um tratamento para ganhar peso, depois de ter sido supostamente diagnosticada com um quadro de anorexia nervosa, e as bruxas de plantão já estão reclamando do shape da cantora. Tudo porque Gaga mostrou uma barriguinha de quem tem comido arroz com feijão em vez de alface sem tempero num show que fez na Noruega. A aparição virou um dos assuntos da semana, e as mais malvadas disseram que a moça no show era, na verdade, Britney Spears vestida de Gaga para o Halloween.

Texto Anterior: MODA: Passarelas internacionais. O estilista francês é o novo muso do verão, por Vivian Whiteman
Próximo Texto: VINTAGE: Angélica
Índice



Clique aqui Para deixar comentários e sugestões Para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É Proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou imPresso, sem autorização escrita da Folhapress.
s