Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Serviço amplia poderes de editores ativos

DE SÃO PAULO

Apesar de ser um projeto livre, em que todos podem editar artigos, a Wikipédia não é livre de hierarquias.

Editores mais ativos e respeitados pela comunidade têm mais poderes.

Quantidade e qualidade das informações inseridas são essenciais para a ascensão ao cargo de administrador -editores que tiverem 2.000 edições no currículo e seis meses de registro podem solicitar a promoção.

Além de corrigir erros, criar novas páginas e atualizar dados, os administradores podem bloquear e desbloquear páginas para edição (função muito usada no Brasil em artigos sobre políticos ou clubes de futebol), deletar contas de usuários vândalos e visualizar conteúdo previamente excluído.

Acima desses estão os burocratas, figuras raras -na Wikipédia lusófona há apenas seis deles.

Eles gerenciam os administradores, promovem ou rebaixam editores e coordenam o trabalho dos bots, robôs que patrulham os artigos com filtros e algoritmos complexos.

No topo da pirâmide de poder estão os "stewards", conhecidos como juízes supremos da Wikipédia.

"Stewards" são eleitos anualmente pela comunidade mundial da Wikimedia, fundação que engloba, entre outros projetos, a Wikipédia.

Eles nomeiam burocratas e debatem questões maiores e mais complexas, como em 2007, quando se discutiu a separação da Wikipédia lusófona em duas: entre português europeu e português brasileiro. Os "stewards" vetaram a proposta na época.

Hoje são 43 "stewards" em atividade. Só um é brasileiro: Lucas Nunes, 18, que na rede assina como Luckas Blade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.