São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Êxito de ator simboliza crescimento dos games

Nolan North, astro de Uncharted, é a principal voz da indústria de jogos

Ex-repórter americano já atuou em mais de cem títulos desde o fim dos anos 1990, incluindo Call of Duty

EMMA JACOBS

DO "FINANCIAL TIMES"

Meses atrás, o ator Nolan North estava para embarcar no aeroporto de Los Angeles. Ao passar pela segurança, perguntou ao guarda o que deveria fazer com seu laptop.
"Podemos deixar passar, por Nathan Drake", respondeu o guarda, sorrindo. "Sou um de seus maiores fãs."
O guarda não havia identificado North pela aparência, mas pela voz. Pois é ele quem fornece voz e movimentos a Nathan Drake, o herói da série de jogos de ação Uncharted, um grande sucesso da Sony para o PlayStation.
O protagonista fictício é um suposto descendente do bucaneiro inglês Sir Francis Drake. Críticos descrevem Nathan Drake como uma mistura de Harrison Ford, Bruce Willis e protagonistas de filmes B de mistério.
O reconhecimento ao trabalho de North no aeroporto retrata o apelo do jogo e a intrusão gradativa do virtual na realidade. Os dois primeiros títulos da série venderam 7,2 milhões de cópias na Europa. A terceira parte saiu neste mês.
Indica também a força dos games, setor que fatura R$ 129 bilhões anuais e atingirá R$ 174 bilhões até 2015.
Até recentemente, North apreciava o anonimato que os videogames propiciavam. "Não vão escrever sobre mim na revista 'People'", brinca.
No trabalho, seu corpo serve ao personagem. Uncharted utiliza um sistema de captura de movimentos -também empregado em filmes de grande sucesso, como "Avatar"- que registra as expressões dos atores e as transforma em animação.
Formado em jornalismo, North chegou aos videogames após tentar a vida como repórter e como comediante stand-up. Fez sua primeira audição no final dos anos 90, para o jogo Interstate 82.
Ele ri ao se lembrar do trabalho. "Fiz uma imitação barata de Christopher Walken. Não tinha agente, e o sindicato dos atores não cuidava desse tipo de trabalho." Saiu do estúdio já com o cachê, pago em dinheiro.

MAQUIAGEM DIGITAL
Atualmente, ele é o mais prolífico ator da área, tendo trabalhado em mais de cem jogos, entre os quais Batman e Call of Duty. A competência requerida, analisa, difere muito daquilo que as pessoas preconcebem. "Muita gente pensa que, nos videogames, basta entrar na cabine de gravação de som e gritar."
Ele menciona o exemplo de Andy Serkis, talvez o mais conhecido dos atores especialistas em captura de movimentos, que interpretou Gollum em "O Senhor dos Anéis" e um primata no recente "Planeta dos Macacos: a Origem". "Serkis costuma dizer que aquilo que fazemos é igual ao que todos os demais atores fazem, mas com maquiagem digital. Isso resume muito bem o que é trabalhar em Uncharted."
Um entusiasta dos videogames perguntou recentemente a North, 41, se quando criança ele sonhava em ser um astro desse mundo virtual. North ri ao mencionar a ideia. "Quando eu era menino, o único videogame que existia era Pac-Man."

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Jogo Uncharted 3 encerra bem trilogia de aventura no PS3
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.