São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2010

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BlackBerry é exceção em planos de operadoras

DE SÃO PAULO

Smartphones da marca BlackBerry são sempre exceções nas regras das operadoras de celular. Em todas as maiores do país (Claro, Oi, TIM e Vivo) os aparelhos da canadense RIM têm planos de dados especiais, divididos por categorias.
Em vez de pacotes por bits transferidos ou tempo de conexão, os dois métodos mais comuns, os planos para BlackBerry são separados por perfis: um para quem usa mais e-mails; outro para quem acessa mais redes sociais, por exemplo.
"O BlackBerry é diferente porque tem que passar pela rede da RIM, tem algumas restrições de uso da internet. Para um usuário pesado de internet, não recomendamos o BlackBerry, porque ele tem limitações. Alguns conteúdos não passam pela rede da RIM, no Canadá, e acabam sendo cobrados fora do pacote, como se fosse um Mbyte avulso" explica Roberto Guezburger, diretor de segmentos da Oi.
"Para quem usa muito e-mail, mensagens e redes sociais, ele é a melhor solução, até pela proteção de dados pessoais que oferece. Ele não inclui alguns tipos de acesso a determinados sites", completa Roberto. Um exemplo é o YouTube, quase nunca incluído nos planos para BlackBerry.

APLICATIVOS
Outra diferença no universo BlackBerry: a RIM também não considera que os aplicativos para smartphones sejam essenciais quando se fala de internet móvel -ao contrário de seus rivais iPhone e celulares com Android, que investem pesado em aplicativos.
"Você não precisa transformar a web num aplicativo. Eu não preciso de um aplicativo do YouTube para ir até o YouTube", disse Jim Balsillie, executivo-chefe da RIM, na Web 2.0 Conference, que aconteceu em San Francisco no último dia 16.
(ALEXANDRE ORRICO)


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