São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2010 |
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ESTUDOS SOBRE MUNDOS VIRTUAIS WORLD OF WARCRAFT The Warcraft Civilization: Social Science in a Virtual World (A civilização Warcraft: ciência social em um mundo virtual, 2010) William Sims Bainbridge EDITORA The MIT Press QUANTO US$ 18,45 (256 págs.) ONDE www.amazon.com Segundo o autor, World of Warcraft pode ser visto como um protótipo do futuro, no qual tribos se envolverão em combates por recursos naturais escassos e formarão alianças com base em interesses mútuos.
WORLD OF WARCRAFT
Em ensaios de filósofos, o
livro levanta questões como:
Quando uma identidade adotada se torna real? Quais são
os perigos quando a vida real
é invadida por acontecimentos no jogo? O que o nosso
mundo pode aprender da
mistura entre primitivismo e
alta tecnologia?
O livro examina formas pelas quais o jogo reflete o
mundo real, tratando World
of Warcraft como um "conto
de fadas capitalista" e analisando sua geografia, sua mitologia e sua narrativa.
A edição mais recente, sobre economias virtuais, bens
virtuais e entrega de serviços
em mundos virtuais, reúne
acadêmicos, usuários, jornalistas e até um estudante de
primeiro grau dos EUA. Entre
os artigos está um de Shaowen Bardzell sobre sadomasoquismo no Second Life.
O autor fala com pessoas
que encontraram amores e
amizades no Second Life, trata de empresas presentes no
mundo virtual e viaja para a
Coreia do Sul para testemunhar o fenômeno no país.
O estudo pretende mostrar
como mundos virtuais podem
mudar ideias sobre identidade e sociedade, estudando
questões de gênero, raça, sexo, dinheiro conflito e comportamento antissocial. |
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