São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2010

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ESTUDOS SOBRE MUNDOS VIRTUAIS

WORLD OF WARCRAFT
The Warcraft Civilization: Social Science in a Virtual World (A civilização Warcraft: ciência social em um mundo virtual, 2010)

William Sims Bainbridge
EDITORA The MIT Press
QUANTO US$ 18,45 (256 págs.)
ONDE www.amazon.com

Segundo o autor, World of Warcraft pode ser visto como um protótipo do futuro, no qual tribos se envolverão em combates por recursos naturais escassos e formarão alianças com base em interesses mútuos.

WORLD OF WARCRAFT
World of Warcraft and Philosophy (World of Warcraft e filosofia, 2009)

Luke Cuddy e John Nordlinger
EDITORA Open Court
QUANTO US$ 13,57 (288 págs.)
ONDE www.amazon.com

Em ensaios de filósofos, o livro levanta questões como: Quando uma identidade adotada se torna real? Quais são os perigos quando a vida real é invadida por acontecimentos no jogo? O que o nosso mundo pode aprender da mistura entre primitivismo e alta tecnologia?

WORLD OF WARCRAFT
Digital Culture, Play, and Identity: A World of Warcraft Reader (Cultura digital, jogo e identidade: uma compilação de World of Warcraft, 2008)

Hilde G. Corneliussen e Jill Walker Rettberg
EDITORA The MIT Press
QUANTO US$ 21,09 (304 págs.)
ONDE www.amazon.com

O livro examina formas pelas quais o jogo reflete o mundo real, tratando World of Warcraft como um "conto de fadas capitalista" e analisando sua geografia, sua mitologia e sua narrativa.

MUNDOS VIRTUAIS
Journal of Virtual Worlds Research (Periódico de pesquisa sobre mundos virtuais)

Jeremiah Spence (editor-chefe)
EDITORA Virtual Worlds Institute
QUANTO gratuito
ONDE jvwresearch.org

A edição mais recente, sobre economias virtuais, bens virtuais e entrega de serviços em mundos virtuais, reúne acadêmicos, usuários, jornalistas e até um estudante de primeiro grau dos EUA. Entre os artigos está um de Shaowen Bardzell sobre sadomasoquismo no Second Life.

SECOND LIFE
Second Lives: A Journey Through Virtual Worlds (Segundas vidas: uma jornada pelos mundos virtuais, 2008)

Tim Guest
EDITORA Random House
QUANTO a partir de US$ 4,79 (288 págs.)
ONDE www.amazon.com

O autor fala com pessoas que encontraram amores e amizades no Second Life, trata de empresas presentes no mundo virtual e viaja para a Coreia do Sul para testemunhar o fenômeno no país.

SECOND LIFE
Coming of Age in Second Life: An Anthropologist Explores the Virtually Human (Início de uma era no Second Life: um antropólogo explora o virtualmente humano, 2008)

Tom Boellstorff
EDITORA Princeton University
QUANTO US$ 29,06 (336 págs.)
ONDE www.amazon.com

O estudo pretende mostrar como mundos virtuais podem mudar ideias sobre identidade e sociedade, estudando questões de gênero, raça, sexo, dinheiro conflito e comportamento antissocial.


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