São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2011

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Facebook se arma para virar portal de mídia

Mudanças abrem espaço para mais aplicativos, avaliam desenvolvedores

Para profissionais presentes na f8, em San Francisco, novos recursos da rede social ampliam interatividade

FERNANDA EZABELLA

ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Jogos mais sofisticados, diversidade de aplicativos e mais interação com amigos. Na avaliação de profissionais da área, será assim o futuro desta nova fase do Facebook.
A empresa anunciou na semana passada parcerias com serviços de música, vídeo e notícias, em passo importante para transformar a maior rede social da internet num verdadeiro portal de mídia.
Além da mudança visual da página do perfil, as mudanças implementadas ao longo dos próximos dias dão mais destaques para aplicativos -agora é possível "ouvir", "ver" e "ler" com seus amigos, e não só "curtir".
Outra novidade é na plataforma Open Graph, que, quando lançada em 2010, possibilitou a entrada de sites externos no feed de notícias do usuário. Esse sistema foi aprimorado, ampliando a interação em tempo real.
"Finalmente eles conseguiram criar algo com potencial para aplicativos", disse David Kirkpatrick, autor do livro "O Efeito Facebook". "Com exceção dos jogos, aplicativos em geral nunca deram certo no Facebook. Agora eles aparecem de forma eficiente e racional nesse novo visual."
Um dos exemplos é o programa Foodspotting, um dos primeiros a usar as novidades do Facebook para apresentar seu conteúdo de uma maneira mais elegante.
O usuário pode criar uma página com as comidas que ele "quer" ou "amou" (novos botões) de acordo com sugestões de amigos.
Desenvolvedores curtiram a mudança. "As pessoas não confiam nas nossas recomendações, feitas por algoritmos complexos. Elas querem saber das de seus amigos", disse a cofundadora do Foodspotting Alexa Andrzejewski, na f8, a conferência anual do Facebook, na última quinta-feira, em San Francisco.

FICHAS NA TEIA
É no poder das indicações de amigos que a empresa de Mark Zuckerberg faz a maior aposta, aproveitando a teia de 750 milhões de usuários.
"As novas ferramentas abrem as comportas para um sem-número de oportunidades", disse o investidor Kevin Efrusy, da Accel Partners, uma das primeiras a colocar dinheiro no Facebook.
Executivos da indústria de games apontaram essas oportunidades: "Os jogos vão ficar mais sofisticados, mais vivos e interativos", disse John Pleasants, da Disney Interactive/Playdom, que prometeu para 2012 até quatro lançamentos na rede social com personagens da Disney.
A Kabam também lança em breve um game baseado na trilogia "O Poderoso Chefão", e a Zynga promete incluir o personagem Indiana Jones em Adventure World.


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