São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Youtube no museu

Portal de vídeos e Guggenheim se unem para revelar videoartistas ; dois brasileiros estão entre os selecionados

DA REUTERS, EM LOS ANGELES
DE SÃO PAULO

O museu Guggenheim (guggenheim.org) formou parceria com o YouTube, em uma aliança que reflete a crescente influência da nova mídia como forma de arte.
As duas organizações criaram o YouTube Play, cujo objetivo é descobrir e destacar o trabalho de artistas que trabalhem com vídeo on-line.
Uma lista inicial de 125 artistas e seus vídeos foi lançada em youtube.com/play e em quiosques nos museus Guggenheim de Nova York, Berlim, Veneza e Bilbao.
Eles foram selecionados entre mais de 23 mil trabalhos inscritos no YouTube, vindos de 91 países.
Nancy Spector, diretora-assistente e curadora-chefe da Fundação Guggenheim, disse que o museu havia se interessado pelo projeto porque estava fascinado "pela ideia de ver como o vídeo on-line está emergindo enquanto forma de arte com vida própria".
"É uma questão, não uma declaração", disse. "Por isso, vale a pena considerá-la."
O YouTube Play representa o mais recente esforço do site de vídeo para estender as fronteiras de diversas formas de arte, e se segue a iniciativas como a YouTube Sym- phony Orchestra e o projeto cinematográfico "Life in a Day" (a vida em um dia).

JURADOS
Um júri de 11 integrantes -incluindo o cineasta Darren Aronofsky, o grupo musical norte-americano Animal Collective e o artista visual japonês Takashi Murakami- reduzirá os 125 vídeos aos 20 finalistas.
Em 21 de outubro, os 20 nomes serão anunciados e verão seus trabalhos apresentados no museu Guggenheim de Nova York. Os museus Guggenheim de Berlim, Bilbao e Viena também destacarão os trabalhos.
Murakami afirmou que as inovações tecnológicas causaram "drásticas mudanças tanto na forma quanto na disseminação da expressão artística".
"O YouTube é um meio de comunicação com um mundo mais amplo e nós artistas já não podemos nos definir como artistas simplesmente por descobrir algo de especial e apresentá-lo ao público sozinhos", disse Murakami. "Dessa forma, o YouTube incitou uma revolução", acrescentou.
Entre os 125 semifinalistas estão a banda de rock OK Go e a enxadrista Jennifer Shahade, duas vezes campeã da modalidade nos Estados Unidos, e dois brasileiros: Jarbas Agnelli, com "Birds on Wires" (pássaros nos fios) e Joe Penna, radicado nos EUA e conhecido como MysteryGuitarMan, com "Guitar: Impossible" (Guitarra: Impossível).

"HULACHESS" O vídeo de Jennifer Shahade e Daniel Meirom, selecionado no YouTube Play, retrata uma partida de xadrez misturada com bambolê; veja em bit.ly/hulayp

"HUMAN MIRROR" Selecionado para o YouTube Play, o vídeo do grupo Improv Everywhere mostra "espelhos humanos" no metrô de Nova York; veja em bit.ly/humiyp


Texto Anterior: #Prontofalei - Luli Radfahrer: Não tome Ecstasy, tome Viagra
Próximo Texto: Se liga: Números
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.